terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hospital Regional do Baixo Amazonas é recomendado para Acreditação Nível I

Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará
A tarde do último dia 27 de janeiro marcou a história do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna – e da Saúde de Santarém e Região Oeste do Pará. O HRBA recebeu a recomendação da equipe de auditores da Fundação Carlos Vanzolini para ser certificado com o título de Acreditação Hospitalar/ONA – Nível I, de acordo com os padrões e requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação. Poucos hospitais do Brasil já conquistaram o certificado, assim o HRBA está classificado como um dos melhores do país.
Os trabalhos de preparação para a Acreditação do Hospital Regional de Santarém começaram em 2008 quando a Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu a gestão da instituição. Com muita dedicação, profissionalismo, parcerias e investimentos do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública – SESPA, e cumprindo as recomendações do Manual Brasileiro de Acreditação, o Estado do Pará pôde contar com seu segundo hospital público Acreditado pela ONA. O primeiro foi o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, no ano de 2010, também administrado pela Pró-Saúde.
As auditoras da Fundação Carlos Vanzolini iniciaram a avaliação das áreas do HRBA na última quarta-feira (25). A equipe de auditoras foi acompanhada por um observador da Coordenação Técnica da Organização Nacional de Acreditação – ONA, Dr. Péricles Cruz, um dos responsáveis em trazer o conceito da Acreditação Hospitalar para o Brasil. Durante os três dias de auditoria, a equipe composta por três enfermeiras e uma médica, percorreu todo o hospital avaliando os seus processos e o cumprimento de todos os requisitos do Nível I da Acreditação.

Para o observador da ONA, Dr. Péricles Cruz, a conquista do HRBA é definida como uma agradável surpresa. “Aqui, eu tive a oportunidade de conhecer uma instituição totalmente comprometida com o processo. Com essa equipe envolvida podemos garantir a qualidade e a segurança do atendimento. Mas, principalmente, garantir que as relações humanas existentes dentro da instituição possam ser aprimoradas e consolidam-se com a qualidade”, destacou Dr. Péricles.
O auditório do HRBA ficou pequeno para tanta alegria e emoção dos profissionais, coordenadores e diretores na hora da divulgação do resultado. Momento de muita euforia, comemoração e lágrimas de alegria que nunca foi visto pela equipe avaliadora em outros hospitais acreditados. “A festa e alegria dos profissionais foi tão bonita pela certeza do resultado que nos surpreendeu e fez com que modificássemos o protocolo de encerramento do anúncio”, disse Dr. Péricles.
Após o resultado, os profissionais do HRBA, em seus veículos e puxados por um pequeno trio elétrico comandado por uma equipe muito animada de vários setores do HRBA, saíram pelas ruas de Santarém em uma grande carreata divulgando a inédita conquista para toda a cidade, chegando até a Praça da Matriz, centro de Santarém. Na praça o momento foi de fotos e muita comemoração pelo reconhecimento recebido.
Um dos responsáveis por colocar o Hospital Regional de Santarém entre o seleto grupo de hospitais acreditados do Brasil, Rogério Pontes, Assessor de Qualidade do HRBA, destaca que a Acreditação Hospitalar não é apenas um certificado conquistado. Mas, que é preciso dar continuidade para consolidar o processo do Nível I e buscar em breve o Nível II de Acreditação. “Foi uma conquista maravilhosa para o nosso hospital. Fruto de um trabalho intenso de toda a equipe. Com certeza nosso hospital melhora os seus resultados a cada dia. O comprometimento de nossos profissionais é o grande diferencial que temos. Com ele, consolidaremos o Nível I e estaremos no caminho para a Acreditação Nível II”, explica Rogério.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a recomendação para o Certificado de Acreditação do HRBA é o maior reconhecimento do compromisso que o Governo do Estado, Pró-Saúde e profissionais do HRBA têm com a Saúde da População do Oeste do Pará. “A recomendação para Acreditação do HRBA é um momento histórico para toda nossa região. É um trabalho muito profissional, realizado em parceria com o Governo do Estado, através da SESPA, da 9ª. Regional de Saúde e do Grupo Técnico de Controle e Avaliação dos Hospitais Regionais e Metropolitano, Pró-Saúde e todos aqueles que fazem parte da “Família HRBA”. Representa a realização e consolidação do compromisso assumido com a nossa população em prestar uma assistência de média e alta complexidade descentralizada, mais próxima de quem precisa, com qualidade, resolutiva, segura e humanizada. Em 2011, foram ampliados ou implantados 23 serviços no HRBA. Para 2012, temos vários projetos importantíssimos em andamento. O nosso hospital evolui a cada dia e quem ganha com isso é toda a População do Oeste do Pará”, afirma Hebert. 
A recomendação para Certificação do Hospital Regional de Santarém obteve o reconhecimento de diversas entidades de Saúde do Brasil. “Agradecemos imensamente a todas às entidades e profissionais da Saúde no Brasil que nos parabenizaram por essa vitória. Esse reconhecimento é um estímulo para toda nossa equipe. Conseguimos implantar no HRBA um processo de melhoria contínua e, com certeza, novas conquistas virão!”, conclui Hebert.


A Acreditação Hospitalar
Acreditação é um processo que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a qualidade dos serviços prestados. Significa identificar antecipadamente quais são os riscos possíveis durante o atendimento de um paciente e estimular a melhoria contínua dos processos internos a fim de evitar que esses riscos se tornem realidade.
A Acreditação se traduz em práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras já que envolvem a verificação diária de atividades e serviços em comparação a padrões de excelência conhecidos.
O Certificado de Acreditação é conferido por uma agência independente e idônea e o processo de adequação pode levar alguns anos. Depois de certificadas, as instituições de saúde se obrigam a auditorias regulares com o objetivo de revalidação do título.
Isso quer dizer que quando alguém é atendido por uma Instituição com Certificado de Acreditação, está escolhendo um serviço cujos processos são repetidamente controlados. Há, portanto, menores taxas de infecção, de reinternação, de eventos adversos e de erros assistenciais.
Qualquer instituição de saúde pode almejar o Certificado de Hospital ou Serviço Acreditado. Mas, apenas aquelas que preenchem todos os requisitos das atividades essenciais para o desenvolvimento assistencial conseguem obtê-lo. A Acreditação Hospitalar leva profissionalismo, qualidade, segurança e humanização ao processo assistencial das estruturas de saúde do Brasil.













 

Um comentário:

Rogério Pontes Andrade disse...

Parabéns a esta equipe que se uniu em torno do sonho de fazer deste um dos melhores hospitais públicos do Brasil!!! Orgulhem-se disto!!! E mãos à obra para alcançarmos níveis ainda maiores de Qualidade!!!

Grande abraço a toda "Família HRBA"!